05 março, 2010

Boas-vindas!

Resolvi construir esse blog para registrar minhas receitas ao mesmo tempo em que compartilho com vocês minhas experiências na cozinha.
Desde muito jovem lido com receitas e panelas, aprendendo os segredos com minha mãe.
Depois que me casei, passou a ser uma atividade importante na minha vida e o que sempre fiz foi alterar as receitas originais, modificando as quantidades e os tipos de ingredientes.
Muitas dessas modificações são necessárias porque eram receitas muito antigas, do tempo da gordura suína e vegetal, muitos ovos crus, muita manteiga.
Pensando em uma alimentação mais saudável, atualmente tão faladas, acabei por substituir e diminuir alguns ingredientes.
Outra grande mudança na alimentação da minha família foi o uso de cereais integrais ao invés dos refinados na maioria das comidas: trigo, arroz, aveia, centeio, gérmem de trigo, farelos e açúcar mascavo.
Para deixar as receitas mais saborosas uma estratégia foi abusar das sementes: castanha-do-pará, nozes, avelãs, amêndoas, gergelim, girassol, linhaça, castanha e frutas cristalizadas.
A maioria das substituições foram feitas em caráter experimental, tendo com base receitas encontradas nas embalagens de produtos, na internet e indicação de pessoas amigas.
Os resultados sempre foram bons, salvo alguns que não tiveram muita aceitação; os que restaram foram pouco a pouco incorporados ao dia-a-dia.
Colocarei neste blog as receitas de maior sucesso e as mais pedidas por aqueles que porventura prestigiaram minha comida.
Entretanto, publicarei novas receitas e minhas criações.
Apareçam!

8 comentários:

  1. Pois olha... eu tbm!!
    e viva os experimentos culinários!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, tentarei mais experimentos...

    ResponderExcluir
  3. Eebbbaaa!!!
    E que venham os segredos!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Já deixei bem claro em outras oportunidades: não nego almoços na casa da Marly e do Ivo!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todos pela visita e comentários amáveis. Não fiquem só nas visias virtuais; apareçam aqui em casa na hora do café da tarde...

    ResponderExcluir

Diga o que achou desta receita!