17 junho, 2010

Pé-de-moleque com leite condensado



Fotos do processo:

Este é o ponto para colocar o leite condensado.


 Este é o ponto de retirar o pé-de-moleque da panela, pois o leite condensado está cozido e também já está aparecendo o fundo da panela.



Pé-de-moleque de leite condensado

500g de amendoim cru
1 1/2 copo de açúcar
1 copo de água
1 lata de leite condensado

Modo de fazer:
Coloque em uma panela o amendoim, o açúcar e a água. Deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos, mexendo sempre até formar uma calda grossa, como na foto. Acrescente o leite condensado e continue a mexer até aparecer o fundo da panela, como na outra foto. Não deixe cozinhar de mais que passa do ponto e resseca. O ponto certo é quando ainda esta com uma calda. Você pode ir pingando um pouco do doce em uma superfície fria assim verifica se já pode ser retirado. Quando atingir o ponto, despeje no mármore untado ou em uma forma untada. Espere esfriar um pouco, corte o doce ainda morno no tamanho desejado e esta pronto para servir.

Essa também é uma ótima sugestão para comer assistindo a copa.

8 comentários:

  1. Ei marly, Imagino que você seja esposa de nosso grande amigo Ivo Cantor.
    Gostei muito do blog. É um blog Baleias, pela comida. Grande abraço. Acompanharei para aprender a cozinhar coisas interessantes. Abraço Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Miguel.
    Sim, sou a esposa do Ivo Cantor que, com muito orgulho,faz parte da equipe Baleias.
    Obrigada por visitar meu blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá D. Marly. Sou eu de novo, Miguel Delgado, da E. Baleias. Depois das fotos maravilhosas que a sra. tirou na Maratona do Rio, a satisfação de conhecê-la e a disposição que vejo de acompanhar o grande Ivo nas corridas, tomo a liberdade de perguntar se a sra. não gostaria de receber um exemplar do Manto Coral para vestir nos dias das corridas em que acompanha o mais letrado Baleias. Não somos só corredores, mas também, e talvez mais fundamental, somos quem gosta dos corredores, quem possibilita e apoia essas aventuras. Ter uma esposa que acompanha e se diverte com as corridas do marido não é para qualquer um e é motivo de orgulho Baleias. Se a sra. quiser, se tiver coragem de envergar o Manto Coral nos apoios ao Ivo nas corridas, terei muito prazer em mandar uma camisa para a sra., no tamanho que imagino seja o 14 anos.
    Só para encerrar, não sei se a sra. viu mas coloquei no blog Baleias o seu blog como A gastronomia Baleias de Marly! Pode colocar sempre receitas novas porque tem muita gente que aprecia de olho! Grande abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  4. Olá,Miguel!
    Sim, orgulhosamente vestirei a camiseta Baleias, para acompanhar Ivo, meu marido, que com muita satisfação participa das corridas e deste grupo de pessoas gentis e alegres.
    Creio que o tamanho da camiseta será P ou l4/16, modelo baby-look.
    Desculpe a demora em responder; estou visitando e cuidando da minha mãezinha que tem 88 anos.
    Agradeço por seguir meu blog.
    Obrigada, Marly.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marly, dando uma voltinha pela blogosfera, tive o prazer de encontrar esse blog maravilhoso. Já estou te seguindo. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Volta para o blog D. Marly! O mundo é mais feliz com suas receitas.

    ResponderExcluir
  7. a provado. muito boa esta receita !!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá... Esse amendoim é cru e com casca?

    ResponderExcluir

Diga o que achou desta receita!